top of page

O Seminário de Pesquisas em Letramento (SEPEL) nasceu em 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por iniciativa de professores e alunos vinculados ao grupo de pesquisa Letramento e Etnografia. Em sua primeira edição, sob coordenação da Profa. Dra. Maria do Socorro Oliveira, o evento contou com uma palestra a respeito da relação entre letramento e formação docente, proferida por Angela Bustos Kleiman (UNICAMP).


Em sua segunda edição, realizada de 10 a13 de outubro de 2011, sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Paz, o evento teve como tema central “Letramentos e políticas públicas”. O seminário contou com uma programação mais extensa, dividida em dois momentos: o primeiro, voltado para o público geral, compreendeu conferências de abertura e encerramento, minicurso e mesa-redonda; o segundo, por sua vez, atendeu, especificamente, aos integrantes do grupo de pesquisa Letramento e Etnografia, a partir dos fóruns de dissertações e teses.


O III SEPEL, realizado nos dias 09 e 10 de agosto de 2012, novamente sob a coordenação da Profa. Dra. Maria do Socorro Oliveira, teve como tema central “Letramentos e contemporaneidade: desafios e alternativas”. Sua programação seguiu proposta semelhante à segunda edição, contando com conferências e fóruns de dissertações e teses. Entretanto, pela primeira vez, Grupos de Trabalho foram abertos à comunidade acadêmica, de modo que pesquisadores de outras áreas também pudessem expor suas pesquisas sobre letramento.


Nos dias 04 e 05 de setembro de 2014, foi realizada a quarta edição, também sob a coordenação da Profa. Dra. Maria do Socorro Oliveira, cujo tema foi “Letramentos e Políticas Públicas: a família na escola”. Em sua programação, além das conferências, minicursos e mesas-redondas, o seminário contou com comunicações coordenadas, as quais ocorreram no primeiro dia, e comunicações individuais, que ocorreram no segundo dia.

bottom of page